Vereadores do legislativo brumadense participam da XX Marcha a Brasília em Defesa dos MunicípiosVereadores brumadenses participam do importante evento Marcha a Brasilia.

No último dia 15 de maio teve início a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando estão participando gestores municipais de todo o país, representantes do poder legislativo, judiciário, entre outras instituições, reunindo mais de quatro mil participantes.  

O evento foi consolidado como o maior evento político em número de autoridades do mundo e discuti temas de extrema relevância para os municípios, que apesar da distância física vivenciam, em sua essência, os mesmos problemas.   

Em razão da grande importância da Marcha, que foi criada em 1998, em razão da difícil situação financeira enfrentada pelas prefeituras e o aumento de atribuições repassadas aos Municípios, a maioria dos vereadores que compõem o legislativo brumadense estão participando do evento, com o firme propósito de também lutarem pela maior autonomia dos municípios e resolutividade dos problemas.   

O presidente da República, Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia e do Senado, Eunício Oliveira participaram do evento. Temer assinou uma medida provisória que garante um parcelamento dos débitos previdenciários em até 200 meses. 

Um dos temas discutidos na Marcha e que interessa diretamente a Brumado, que vivencia esse momento, foi a apresentação dos Consórcios como alternativa para o desenvolvimento conjunto dos municípios. Já que são uma forma inovadora de otimização de recursos para os Municípios.   

A presença dos gestores e representantes dos Municípios reforça a máxima de que a união de todos é a exclusiva forma de mostrar a força dos Municípios, destacando os localizados no interior dos Estados, que em sua maioria não recebem a atenção devida.