Legislativo de Brumado presta homenagem ao Dia Nacional das Baianas de Acarajé A baiana Dona Dete do Acarajé esteve presente à sessão onde foi realizada a homenagem (Foto: Ascom | CMB)

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. Em Brumado cerca de 100 baianas aproximadamente atuam nessa profissão que é muito querida e admirada, já que representa a essência da cultura baiana. Então, diante disso, a Câmara de Vereadores de Brumado, na sessão desta segunda-feira (25), fez uma justa homenagens às baianas de acarajé, convidando a sua representante mais emblemática, Maria Odete da Silva Amorim, a popular “Dona Dete do Acarajé” que há 42 anos atrás, justamente nas comemorações do centenário da cidade, iniciou as suas atividades. Ela atendeu ao convite da vereadora Ilka Abreu e do presidente Léo Vasconcelos, tendo sido honrosamente chamada para fazer parte da mesa diretora dos trabalhos. Todos os vereadores a homenagearam e “Dona Dete” com a sua tradicional simpatia e carisma agradeceu a todos pela homenagem. "O acarajé é símbolo da identidade da cultura negra. É um marco da ancestralidade africana que cultivamos aqui em Brumado. Tenho muito orgulho de representar essa tradição por mais de 40 anos em nossa cidade, então viva as baianas de acarajé”, destacou.