Diretor do INEB usa Tribuna da Câmara para falar sobre Dia Mundial do Rim A equipe do INEB esteve na Câmara de Vereadores para falar sobre o Dia Mundial do Rim

Na última sexta-feira (09), o diretor do Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (INEB), Roberto Novais, fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Brumado, para falar sobre o Dia Mundial do Rim – lembrado este ano no dia 08 de março -, cuja campanha é coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Roberto Novais destacou em seu pronunciamento que este ano o tema do Dia Mundial do Rim é “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, já que o dia para menção é o mesmo comemorado o dia internacional da mulher.

Informou que o INEB realiza de forma contínua ações com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

A Clínica de Hemodiálise, como e conhecida pelos pacientes, atua há 8 anos com hemodiálise, atendendo 22 municípios da região e já passou de 90 para 204 pacientes atendidos na unidade. Porém, ainda faltam vagas para pacientes em hemodiálise, havendo a dificuldade na oferta para pacientes a nível de Brasil.

O diretor frisou que a iniciativa do INEB em promover ações nas unidades básicas de saúde do município, com treinamento os profissionais têm sido de grande valia nos diagnósticos precoces, fato que muitas vezes evita que os problemas renais cheguem no estágio avançado, evitando que necessitem de diálise.